top of page
  • Foto do escritorBlogue Da Vinci

O que é a Inflação?

É provável que já tenhas ouvido falar, várias vezes, na rádio ou na televisão, sobre a inflação. Nós vamos explicar-te o que isso quer dizer, afinal.


É normal alguns preços subirem e outros descerem. Mas se tudo passa a ser mais caro (quando há um aumento generalizado dos preços), então diz-se que há inflação. Quando há inflação, com o mesmo dinheiro podemos comprar menos coisas.


A inflação é calculada com base nos preços de um grande cabaz de produtos, como comida, roupa, energia, mas também no preço de coisas que se fazem, como arranjar o automóvel ou ir ao cabeleireiro (chamam-se serviços).

Cada produto tem um peso diferente na conta que é feita para se calcular a inflação. As coisas mais utilizadas valem mais: por exemplo, o pão tem mais peso nessa conta do que um selo do correio.


A generalidade dos preços está a subir porque aumentou o preço da energia (que inclui a gasolina, o gasóleo, o gás e a eletricidade). Ora, como para produzir ou transportar qualquer coisa é preciso energia, seja massa para comermos, um par de calças ou um tijolo, os preços aumentaram.


O que está a acontecer na Ucrânia também tem influência. A Rússia é um grande produtor de gás natural (que é uma fonte de energia), e, para tentar convencer a Rússia a parar com a guerra, muitos países deixaram de lhe comprar gás. Então, passou a haver menos gás natural para comprar, o que faz com que o preço aumente. Além disso, a Ucrânia produz matérias-primas importantes, como o trigo (com que se faz farinha).


Mas esse não é o único motivo. Durante a pandemia, as pessoas pouparam dinheiro. Agora que já podem sair, estão a gastá-lo. E, quando há mais gente a comprar (ou seja, quando há mais procura) e menos coisas para vender, os preços aumentam.



Fonte: Visão Júnior


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page